Bloguinho Infantil

Neste bloguinho vamos contar histórias, contos e escrever poesias.
E você também pode participar com textos, desenhos e versinhos.

Tem jogos, diversões, receitinhas fáceis e muito mais!


Clique na Alice com sua gatinha Dinah

Contato do Bloguinho

Calendário


Reloginho

Depende de você!

Mundo do Sítio do Pica-pau Amarelo

Mundo do Sítio do Pica-pau Amarelo
Mundo do Sítio do Pica-pau Amarelo (clique na Emília)

O Bloguinho nasceu em 9 de setembro de 2010

O Bloguinho nasceu em 9 de Setembro de 2010

Número de visitas que já recebeu:

contador de visitas
Pessoas online

Borboletas

Gatinho brincalhão

Curta Livro com Pezinhos no Facebook
Informe-se através do e-mail:livrocompezinhos@yahoo.com.br

sexta-feira, 24 de abril de 2015

CONHECENDO OS ANJOS




                       A palavra anjo vem do grego " angelus " e significa mensageiro. Os anjos, segundo algumas religiões, são seres espirituais, mensageiros de Deus.
                      Há anjos bons, como Miguel, Rafael, Gabriel, etc., citados nas Escrituras; e anjos maus, como Satanás, Lúcifer, Belzebu e todos os demônios.
                      Os anjos bons são divididos em nove categorias, de  importância decrescente: serafins, querubins, tronos, dominações, virtudes, potentados, principados, arcanjos e anjos.
                      Os anjos são citados tanto no Velho como no Novo Testamento. Deus pôs um anjo à entrada do Paraíso, após a expulsão de Adão e Eva; um anjo deteve a mão de Abraão, que estava a ponto de sacrificar seu filho Isaac; um anjo anunciou ao profeta Daniel a próxima vinda do Messias; um anjo anunciou á Maria o mistério da Encarnação; coros de anjos glorificaram a Deus pelo nascimento do Salvador; anjos fizeram rodar a pedra que fechava o sepulcro e anunciaram às santas mulheres a Ressurreição de Cristo.
                       Segundo a doutrina católica, Deus atribui a cada homem um anjo que o protege: o Anjo da Guarda. A festa de Todos os Anjos celebra-se no dia 2 de outubro.

terça-feira, 21 de abril de 2015

TIRADENTES



No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.

sábado, 18 de abril de 2015

Hoje é Dia Nacional do Livro Infantil


A literatura infantil, quer escrita quer contada, é fascinante. 
Crianças adoram ouvir, ler e também contar histórias.
Livros são um ótimo presente!
"Quem escreve constrói um castelo, e quem lê, passa a habitá-lo!"

domingo, 12 de abril de 2015

Da série "O SUPERVISOR"

 Supervisionando a árvore de Natal
 Supervisionando as meninas fazendo bolachinhas
 Lá nas alturas para uma visão panorâmica!
Tomando conta do microondas
 Supervisionando a escovação de dentes da Clara
Supervisionando a leitura das chapas de RX
 Supervisor de bebês
 Tomando conta das prateleiras
 Supervisor da cozinha
Supervisionando o peixinho azul
Supervisor das artes culinárias da Mari e da Tatinha
 No quarto das gêmeas
Supervisor de brinquedos

 Tomando conta da cadeirinha alta
 Na caixa de fraldas
Supervisor de sacolas plásticas
Tomando conta das almofadas

sábado, 4 de abril de 2015

COELHO? SÓ DE CHOCOLATE OU PELÚCIA !!!


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus. A imagem do coelho foi associada à data porque ele é símbolo de fertilidade. A tradição do coelhinho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. A lenda dizia que o coelhinho visitava as crianças e escondia ovos coloridos nos jardins, que deveriam ser encontrados na manhã de Páscoa.
           No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e alguns povos da Antiguidade o consideravam como símbolo da Lua. É possível que tenha se tornado também um símbolo pascal devido ao fato da Lua determinar a data da Páscoa.
Nos últimos anos, alguém teve a infeliz ideia de presentear adultos ou crianças com coelhos de verdade. Alguns até inventaram a malvadeza de pintar os pobres animais com anilinas coloridas para dar às crianças coelhinhos verdes, azuis, vermelhos ou amarelos. Uma judiação!
Mas essa atitude deve ser repensada e abolida, pois o resultado da compra de animais vivos por impulso,  é na maioria das vezes desastroso.
Após a Páscoa, constata-se o abandono dos coelhinhos, maus tratos e até mesmo a morte do animal, pois muitos não sabem o que fazer com o “presente”.
Que a Páscoa seja um momento de Paz e Felicidade para seres humanos e animais, que dividem o espaço neste planetinha azul chamado Terra.

Feliz Páscoa a todos que curtem o Bloguinho!!

Leve o Bloguinho para o seu site!

Marcadores

Administradoras do Bloguinho

Carmen Maria da Silva Fernandes Pilotto
Ivana Maria França de Negri



Minha lista de blogs e links legais

Brinque com o Totó

Alimente os peixinhos

Clique nos peixinhos

Alimente as Tartaruguinhas

Alimente o sapinho

Brinque com os pinguins

Hamster


Clique e estoure!

Migui adotado pela Mariana

Dê banho no Cascão

Espinho - cuide bem desse bichinho

Brinque com o cãozinho Bob

Esta é a Florzinha - Come cenouras e pula

Brinque com a gatinha Lolita

Amigo não se compra! Adote!