sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O arco-íris fujão


O arco-íris fujão
Ivana Maria França de Negri

Sempre que chovia, Mariana ficava na janela esperando a chuva passar. Sabia que logo, logo, o rosto gordo e amarelo do sol viria espiar por entre as nuvens. E aí, apareceria o arco-íris. Coisa mais linda de se ver!
Sete cores em arcos atravessando o céu de ponta a ponta.
Naquele dia, depois da chuva, o sol espiou, espiou, e espiou de novo...Mas cadê o arco-íris?
Mariana ficou triste porque o céu estava cinzento e feio, encoberto por uma fumaça preta e melequenta.
-“Cadê o arco-íris?” ela perguntava para todo mundo e ninguém sabia responder. Até que seu avô, um homem muito sábio, disse que o arco-íris havia sumido por causa da tal da poluição.
-“Polu o que, vovô?” queria saber Mariana, já ficando preocupada com o sumiço do arco-íris.
-“Poluição, Mariana, a fumaça que as chaminés das fábricas cospem no ar, a que sai dos escapamentos dos carros e também a fumaça preta e fedorenta que sobe das queimadas.
Mariana perguntou ao avô o que as crianças da cidade poderiam fazer para que o arco-íris fujão voltasse a aparecer no céu depois da chuva. E o avô falou que elas deveriam procurar o prefeito lá na prefeitura.
E não é que o prefeito ouviu as crianças e imediatamente baixou um decreto proibindo as queimadas e criou uma lei para as fábricas? Elas só poderiam trabalhar a todo vapor se colocassem filtros em suas chaminés.
Determinou também que as pessoas só podiam sair de carro quando fosse extremamente necessário. Deveriam andar a pé, de bicicleta ou de ônibus.
De tanto andar a pé ou de bicicleta, os moradores da cidade que estavam muito gordos, ficaram mais magros e saudáveis. A poluição diminuiu e quase acabou.
E teve um dia que choveu bastante! Mariana, na janela, aguardava ansiosa pela visita do sol. E ele espiou uma vez, espiou outra, e mais outra...e de repente o arco-íris fujão apareceu no céu todo pomposo, explodindo de tanta cor!
Tinha vermelho-cor-de-fogo, laranja-cor-de-cenoura, amarelo-cor-de-gema-de-ovo, verde-cor-de-árvore-da-floresta, azul-cor-dos-olhos-da-Mariana, anil-cor-do-céu-quando-está-escurecendo e violeta-cor-de-suco-de-uva, uma enxurrada de cores!
Um viva para as crianças, para o prefeito, e claro, para o vovô sabe-tudo!

4 comentários:

  1. Olá,
    O nome do blog está no diminutivo, mas é grande em alegria e aprendizado. Feliz daquele que ainda tem um lado criança feliz de viver. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ivana
    Adorei o bloguinho. Como sabe, trabalho com crianças e jovens. E com animais.
    Tenho muuuuuuuuuuuuuuitas poesias das crianças e desenhos de animais. No ano passado realizamos a mostra "Animais em verso e arte". As crianças já conhecem bem aquela sua poesia maravilhosa sobre o sofrimento dos animais. Nossa esperança para todo esse sofrimento diminuir (gostaria que acabasse) está nas crianças, quando mostramos o quanto seus pais, vizinhos, amigos e até professores, erram por ignorância sobre a vida animal.
    Esta semana faremos uma mostra - árvores da mata atlântica, que são pinturas sobre telas do projeto seres e cores da mata atlântica e outra mostra das voluntárias do Mica que são ótimas artistas e maravilhosas professoras. Como vê, não paramos. Gostaria de relembrar de nosso projeto internacional - Arte pela Paz - este ano com o tema - Barcos de Todos os Tempos. Por favor, divulgue entre seus conhecidos crianças, jovens, professores, intituições.... do Brasil e do mundo.
    Maria José Soares
    http://www.mopibichos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ivana, sensacional!!!
    Passei mais de meia-hora explorando o bloguinho, e achei tudo muito bom... bom mesmo.
    Como as nossas crianças precisam de sites como este!
    Parabéns a você, às netinhas, a todos que participam desse maravilhoso trabalho. É muito útil para pais, professores, babás... enfim, pra todo mundo que lida com criança.
    Estou impressionado e pretendo voltar muitas vezes, explorar mais e admirar tudo de novo.
    Obrigado por me mostrar. Vou divulgar como puder.
    Abraços - Luiz Edmundo
    brainscomm@aol.com

    ResponderExcluir
  4. Que cantinho mais rico este bloguinho infantil...eu adorei...combina com a menina que eu trago no meu interior.....!
    Deus te abençoe sempre...por tudo que faz pelas pessoas, pelo planeta, pelos animais!
    abraços
    Rosângela Rosa
    Itu/SP

    ResponderExcluir