segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A História de Cher Ami, o pombo amigo


Durante a Primeira Guerra Mundial, um pombo chamado Cher Ami, que significa "Querido Amigo" em francês, salvou vidas de muitos membros da 77ª Divisão do Exército Norte-Americano, que ficou conhecido como o "Batalhão Perdido".
Numa das batalhas na França, o pelotão foi separado do resto das tropas aliadas. Os soldados se viram cercados por inimigos e, subitamente, passaram a ser alvo de sua própria artilharia, que não sabia que eles estavam lá. Os soldados tentaram mandar uma mensagem para seus companheiros através de um pombo. A mensagem dizia: "Há muitos feridos. Nós não podemos sair daqui."Mas o pombo carregando a mensagem foi morto. Então eles mandaram um segundo pássaro com uma mensagem que dizia: "Homens estão sofrendo. Poderiam mandar ajuda?" Esse segundo pombo também foi morto...
Havia apenas mais um pombo - Cher Ami - a última esperança do batalhão. A mensagem final era: "Nossa artilharia está formando uma barragem contra seus próprios soldados. Por Deus, parem!" Homens assistiram ansiosos quando Cher Ami foi solto. Eles o viram voar e ser atingido por um tiro. Miraculosamente, em um instante esse pombo estava voando novamente. As esperanças voltaram. Mas voando contra fogo inimigo, Cher Ami teve uma pata arrancada. Uma bala alcançou seu peito e ainda assim, o pássaro continuou voando em direção à sua missão. Apesar de severamente ferido, Cher Amy finalmente chegou até as tropas americanas com a mensagem salvadora de vidas. O ataque cessou e muitas vidas foram salvas.
No final da guerra, Cher Ami e mais 40 pombos foram mandados de volta para os Estados Unidos e honrados pelo bravo serviço prestado. Os animais receberam cuidados até seus últimos dias de vida. O corpo de Cher Ami foi embalsamado e pode ser visto em Washington, D.C., na Instituição Smithsonian.



Nenhum comentário:

Postar um comentário