quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sabia que seu animalzinho também sente frio?

Não são apenas os humanos que sentem frio. Os animais também sofrem com as baixas temperaturas, principalmente os de pêlo curto.
Arranje uma caminha quentinha para ele. Pode ser uma caixinha de papelão forrada com jornais, ou vista-o com uma roupinha de lã ou flanela.
Se for um cão de grande porte e fica sempre no quintal ou garagem, deixe-o longe do vento e da chuva. E providencie uma casinha para que ele se mantenha abrigado quando a temperatura da madrugada ficar bem baixa. Assim, quando você estiver quentinho debaixo das cobertas, poderá dormir tranquilo sabendo que seu amiguinho está protegido do frio.


A friagem excessiva traz com frequência algumas doenças. O cão pode apresentar sinais clínicos que lembram muito o resfriado humano, como tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza. Chama-se essa doença traqueobronquite ou "tosse dos canis". Ela pode aparecer em qualquer época do ano, porém há uma maior predisposição nos meses frios por causa da baixa temperatura.
E também o inverno é mais penoso para os animais velhinhos que já têm problemas de artrose, hérnias de disco e todas essas doenças que os idosos costumam apresentar e sentem mais dor com o frio.
Não dê banho quando a temperatura estiver muito baixa . O choque térmico - sair do banho e secador quentes e ir à rua - pode ser prejudicial a ele, seja idoso ou jovem. Melhor escová-lo bem e esperar um dia mais quentinho para dar banho. Resumindo:
Evitar banhos quentes em dias muito frios. Manter a pelagem mais comprida no inverno. Tosar bem curtinho, só no verão.Roupinhas, só coloque se seu animal aceitar e gostar delas. Gatos geralmente detestam. Respeite a preferência de cada um. Mantenha em dia todas as vacinas. É aconselhável aumentar a quantidade de alimento no inverno, isto se o seu animal não for obeso e não tiver muita atividade. Seguindo estas dicas, seu amiguinho passará o inverno sem grandes problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário