São Nicolau foi um dos santos mais populares de todos os tempos.
Mesmo livre das histórias lendárias, a figura de São Nicolau, bispo de Mira na Ásia Menor, emerge como um gigante, filho de pais ricos e piedosos, Nicolau nasceu por volta de 275 na Lícia, uma província da planície de Anatólia, no sudeste da costa da Ásia Menor, onde hoje existe a Turquia. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde exerceu seu mistério. Como sacerdote desdobrou-se em amor e dedicação na evangelização e conversão dos pagãos, num clima de perseguição religiosa.
Nicolau é conhecido, sobretudo, pela extrema caridade com os pobres. Distribuiu entre eles a fortuna herdada de seus pais.Em sua vida registra-se o caso de três moças cuja o pai pobre, não podendo fornecer dotes para o casamento, aconselha as filhas a se entregarem à prostituição. Nicolau, ao saber disso, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens.
Este episódio deu motivo à fantasia dos países do norte da Europa de verem Nicolau, sob o nome de Claus, “O VELHO DE BARBAS BRANCAS”, que leva às crianças, exatamente no dia seis de dezembro.
Após a morte do bispo de Mira, Nicolau foi eleito seu sucessor. A obediência obrigou Nicolau a deixar o doce remanso da solidão e assumir as responsabilidades de bispo.
Em pouco tempo conquistou a simpatia de todos. Sua caridade e bondade sem par, seu zelo, seu espírito de oração o tornaram conhecido e amado por toda a Ásia menor. Deus, por sua vez, brindou-o com o poder de milagres em favor, sobre tudo, dos doentes.
Historiadores gregos dizem que Nicolau foi preso durante a perseguição de Diocleciano por volta do ano 310. O santo bispo sustentou corajosamente a dura prisão e varias torturas e já estava para ser processado e condenado à morte, quando foi publicado o edito de Milão, em 313, concedendo a liberdade religiosa.
Uma biografia publicada em 847, divulgou noticias lendárias entre o povo ávido de coisas extraordinárias. A fama deste santo se propagou na Ásia Menor e nas cidades marítimas do sul da Itália por motivo de comercio com o oriente. Perante a ameaça de profanação do seu sepulcro pela invasão mulçumana, foi organizada uma expedição por iniciativa da cidade de Bari na Itália, a fim de transportar as sagradas relíquias par lugar mais seguro. Esta expedição teve um bom êxito e o corpo de São Nicolau foi, de fato, depositado na catedral de Bari, dedicada ao grande padroeiro.
Este santo tornou-se sobremaneira popular também na Rússia, onde foi declarado padroeiro principal. Motivo pelo quais muitos czares adotaram este nome. Antes da revolução comunista, muitos eram os comunistas que visitavam o sepulcro de São Nicolau em Bari, de tal modo que havia naquela cidade uma hospedaria exclusiva para eles.
No Brasil, a lenda do Papai Noel foi introduzida no século XIII, especialmente pelos portugueses e italianos.
São Nicolau é invocado contra os perigos de incêndio e é padroeiro dos marinheiros.
Biografia - Livro “O santo do dia” de Dom Servilho Conti, I.M.C. Editora Vozes
Nenhum comentário:
Postar um comentário