É claro que as indústrias têm a obrigação de reduzir os gases poluentes que despejam na atmosfera, e é de responsabilidade dos governantes criar leis que proíbam desmatamentos e punam quem desperdiça ou polui a água. Mas você, leitorzinho, também pode dar sua colaboração, mesmo que pareça pequena, não desperdiçando o líquido precioso em sua própria casa.
Pense na quantidade de água que será poupada se você usá-la com cautela, e repassar essas informações aos seus amigos, aos colegas da escola e debater o assunto nas discussões de internet. Mesmo que seja pouco, a soma de todas as ações juntas resultará em uma economia muito grande.
Faça a parte que lhe cabe: ao escovar os dentes não deixe a torneira aberta, não tome banhos demorados - ensaboe-se bem e retire a espuma em seguida. Nada de ficar cantando e brincando sob o chuveiro, deixando escorrer muita água que fará falta em outras torneiras!
Ao lavar a louça e talheres, deve-se fazer o mesmo, não deixando a torneira aberta o tempo todo. Passe a esponja ensaboada em todos os utensílios e só depois enxágue tudo de uma vez.
E quando presenciar um adulto desperdiçando água, chame a atenção dele, isso vai deixá-lo envergonhado e o obrigará a repensar seu modo de agir. Muita gente “varre” as calçadas com o esguicho ao invés de usar a boa e velha vassoura.
Seja um defensor do meio ambiente e da ecologia fiscalizando as ações em sua casa, na sua escola, no seu bairro. Afinal, a educação ambiental começa em casa.
Nunca esteve tão atual o antigo ditado: “Sabendo usar, não vai faltar”.
Texto muito esclarecedor,de maneira bem didática,com ótimas dicas!Bjs,
ResponderExcluir