12 de junho é o Dia dos Namorados
Você sabe como se chama o namoro dos animais? Chama-se cio.
Quando as fêmeas entram no período chamado cio, exalam um cheiro irresistível que atrai os machos. Então, eles começam a namorar e depois de algum tempo nascem os filhotinhos que são muito lindos, fofinhos, mas que crescem e dão trabalho como qualquer ser vivo – eles têm que comer, passear, fazer xixi e coco no lugar certo, ser levados ao veterinário, tomar vacinas, serem escovados, tem que dar banho neles e dedicar-lhes muito carinho também, afinal, animal não é brinquedo descartável que a gente enjoa e depois joga fora.
Geralmente a mãe é muito carinhosa. Em algumas espécies o macho ajudar a criar os bebês. Se você tem uma gatinha ou cachorrinha e não pretende ter mais animais em sua casa, e não sabe para quem doar possíveis filhotes, não permita que peguem cria. Doar filhotes para quem não vai cuidar direito é uma péssima idéia. Abandonar, então, chega a ser um crime!Portanto, fique atento! Só deixe seu bichinho procriar se pretende ficar com os filhotes ou souber de pessoas que queiram ficar com eles e irão cuidar direitinho. Se não quer e não tem para quem doar, providencie uma consulta ao veterinário para que ele faça um procedimento chamado castração, que evitará crias indesejáveis.
Lembre sempre que isso faz parte da posse responsável. Se deseja ter um animal de companhia, cuide bem dele e evite que procrie indiscriminadamente. A castração, ou esterilização, evita que o número de animais abandonados cresça pelas ruas e praças e as conseqüentes maldades praticadas contra eles por quem não gosta de animais.
Quem ama, cuida e protege!
Muy bonito blog. ¿Puedo llevarmelo para el mio?
ResponderExcluirSaludos desde Mar del Plata Argentina
http://norma2-siempreesprimavera-norma2.blogspot.com
Obrigada! Muy lindo seu blog também! Pode levá-lo, sim!
ResponderExcluirabraços