No Brasil 1o de abril é conhecido também como o dia do mentiroso.
A origem das brincadeiras com esse dia é desconhecida, mas existe uma versão de que começou no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, que trocou a comemoração do Ano Novo para 1º de janeiro (antes comemorado entre 25 de março e 1º de abril, o primeiro dia da primavera na Europa). Consta que a troca custou a ser assimilada e quem continuava comemorando na antiga data era chamado de "bobo de abril". Essas pessoas eram vítimas de "trotes" e para elas, em 1º de abril, se contavam as maiores mentiras.
Na Inglaterra, quem "cai em 1º de abril" é chamado de noodle (pateta)
Na Escócia, de april gowk (tolo de abril)
Nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril)
Na França, poisson d'avril (peixe de abril) quem "cai" nas brincadeiras do primeiro de abril é chamado de "peixe de abril". As explicações para o apelido são muitas e uma delas é a respeito dos peixinhos que aparecem em grande quantidade nos meses de abril, quando é início da primavera na França. São tantos peixes que fica fácil pegá-los com anzol. Então, as pessoas que são 'fáceis de pegar' no dia primeiro ficaram famosas por serem os peixes de abril.
Bem, o "Dia da Mentira" certamente é uma história que não começou na nossa cultura, mas nós herdamos, mas podemos nos divertir muito nesse dia!
O personagem Pinóquio era um grande mentiroso e toda vez que mentia, o nariz crescia.
Aqui no Brasil as mães costumam dizer às crianças pegas numa mentira: "olha o nariz crescendo!" e elas ficam tão assustadas que confessam a mentira e não mentem mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário