Qual a diferença entre rã, sapo e perereca?
Rã, sapo e perereca são animais vertebrados da classe Anfíbios, isto é, animais que passam a fase larval ( girino ) na água, respirando por brânquias; e depois sofrem metamorfose, dando origem ao animal adulto, que respira por pulmões e, portanto, pode viver fora d'água. Pertencem à classe Anuros, palavra que significa " sem cauda ".
As rãs e os sapos são semelhantes. A diferença é que as rãs têm o corpo alongado e a pele lisa e úmida, enquanto os sapos têm o corpo arredondado e a pele rugosa e seca. Além disso, a maioria das rãs é dotada de dentes; ao passo que os sapos não possuem.
São em geral insetívoros,ou seja, comem insetos.Algumas rãs passam a maior parte do tempo dentro d'água, enquanto outras ficam na terra e só nadam ocasionalmente. A sua carne é comestível e nutritiva, havendo criação de rãs para essa finalidade.
Os sapos adultos geralmente são maiores que as rãs e passam a maior parte em terra. A pele rugosa dos sapos possui várias glândulas que contêm um líquido leitoso, altamente tóxico, porém não têm aparelho inoculador. Porém, se um animal, como um cão, morder um sapo, espuma abundantemente, podendo até morrer.
As pererecas são arborícolas, geralmente de cor verde, com os dedos providos de ventosas ou discos adesivos que lhes permitem subir em árvores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário