1- Amarelinha
1- Amarelinha
Quem tem quintal ou uma área para brincar, riscar com giz um quadro de amarelinha.
Gasta a energia estocada e diverte!
2- Contação de histórias diferente
Comece inventando uma historinha. E passe para uma criança continuar de onde você parou. A criança passa para a outra e para quantas estiverem presentes, até que a última vai inventar um final para a história! Sai cada uma!
3- Guerra de bexigas de água
Isso dá certo para quem tem quintal e se estiver bastante calor. Encha com água bexigas pequenas e as crianças vão tentando acertar umas às outras. Ganha quem conseguir estourar sua cota mais depressa.
4- Telefone sem fio
Quanto mais crianças, mais divertido. Formam uma fila lado a lado. A primeira fala uma frase no ouvido da segunda da fila. Apenas uma vez, não pode ficar repetindo, se não entender, faz parte da brincadeira! E assim por diante, até chegar ao último da fila. Então, a última da fila fala a frase. Nunca será como a original!
5- Adivinhação
Uma criança faz mímica (sem usar a fala) até as outras conseguirem adivinhar o que ela está tentando passar. Quem adivinhar, vai na frente fazer sua mímica.
6- Gato mia
Uma criança começa com os olhos vendados. As outras ficam ao redor. Quando ela consegue agarrar alguma, a criança tem que "miar", se ela acertar, tira a venda e passa para a outra.
7- Caça ao tesouro
Esconda um objeto pela casa. Enquanto as crianças estiverem procurando vá dizendo "quente" ou "frio". Quente se chegar próximo do objeto, frio se estiver longe. Quem encontrar primeiro ganha o objeto (pode ser um chocolate, um iogurte, um livro, uma fruta)
8- STOP
Num caderno, anote: país, fruta, nome, animal, cor. Escolha uma letra.
A criança deverá falar esses nomes com a letra indicada. Quem não souber, cai fora da brincadeira. Quem ficar até o fim ganha o jogo! É ótimo para estimular o cérebro. Vale para idosos também.
9- Origami (ou dobradura)
Use papeis coloridos. No Google tem muitas sugestões, desde os mais simples até mais elaborados. O ideal é começar com os simples e ir se aperfeiçoando. Também é ótimo para desenvolver o intelecto.
10- Faça você mesmo artesanato
Tintas, pinceis, tesouras, tecidos, rolinhos de papel higiênico, prendedores de roupas, tudo o que tiver à mão pode servir para fabricar trecos. Animais feitos com prendedores de roupas, máscaras divertidas, giz de cera derretidos em banho-maria podem ser colocados em forminhas. iphone de lata, a criatividade é deles!
.