Circo é tudo de bom! Alegria, alegria!!!
Só não vale ter animais porque o lugar deles é nas florestas e não presos em jaulas minúsculas à mercê de treinadores que nem sempre os tratam bem. Muitos espancam e deixam os animais passarem fome até aprenderem truques. Alguns arrancam as presas e as unhas dos animais que ficam estressados e depressivos.
Quem já não foi a um circo e assistiu espetáculos com animais amestrados? Parece tudo muito bonito, mas o que rola atrás dos bastidores pode não ser tão lindo assim...
O que há de tão interessante em ver animais ridicularizados, como ursos na bicicleta ou cães jogando futebol?
Mesmo se bem alimentados, falta o espaço físico para eles. Os exercícios repetitivos causam problemas sérios e nem sempre os bichos são treinados com paciência. É nosso dever, como cidadãos conscientes, lutar por leis que permitam mais liberdade para os animais. Que triste ficar preso a vida inteira numa jaula minúscula, e ser obrigado a fazer coisas que não se quer!
Todo mundo já viu, em programas de televisão, ou leu, em jornais ou revistas, o treinamento desumano que se dá aos bichos que atuam nesses espetáculos. Elefantes sendo surrados com barras de ferro e grandes felinos recebendo choques e chicotadas para aprenderem aquilo que os humanos acham “divertido”. Elefantes são espetados com anzóis nas orelhas para serem puxados quando desobedecem.
Leões têm seus dentes serrados e as garras arrancadas para prevenir acidentes. Os animais ficam estressados e tristes. E sem se exercitarem, acabam flácidos e doentes.
O treinamento dos ursos que dançam também é cruel. Eles são colocados, desde filhotes, sobre chapas quentes ao som de uma música. Com a repetição contínua da tortura, toda vez que ouvem a música, já começam a “dançar”.
Só o fato de ficarem presos em jaulas pequenas e viajarem constantemente de um estado para outro sob forte calor, sacolejando nas estradas esburacadas, já é triste demais.
Graças a Deus a mentalidade está mudando e muitos países já proíbem espetáculos circenses envolvendo animais. Existem muitas outras atrações que agradam o público e os circos acabam gastando bem menos com alimentação e segurança sem a presença deles. Sem falar nos treinamentos, que são uma violência, pois os animais são privados de comida e só recebem alimento quando fazem o que lhes é ensinado.
Tanto a mentalidade está mudando, que crianças entre 9 e 12 anos, entrevistadas para o jornalzinho de um grande jornal de São Paulo, foram unânimes em afirmar que têm muita pena dos bichos de circo, apesar de acharem fascinante vê-los de perto.
Por isso, amiguinho, só prestigie os circos e espetáculos nos quais os animais não são explorados. Estará valorizando mais o trabalho do artista e protegendo os animais.
Lembre-se: CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL! Abaixo a crueldade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário