(Projeto de Ivana Negri e Carmen Pilotto - ilustrações de Renato Fabregat)
Um livro não pode ficar parado, embolorando numa estante. Ele tem que caminhar. Assim como as pessoas precisam fazer exercícios, caminhar e tomar sol para serem saudáveis, os livros também precisam "andar" para serem saudáveis.
Um livro esquecido numa prateleira ou gaveta se deteriora, cria traças, mofo, ácaros, fungos e adoece. Ao passo que o livro caminhante estará sempre saudável, pois é folheado constantemente, pega luz e não acumula poeira.
Vamos passar os livros adiante. Depois de os ler e reler, doar para alguma biblioteca de bairro, para escolas ou centros de detenção. Ou deixar em lanchonetes, clínicas, agências de correios, nos balcões das padarias, farmácias, nos bancos das praças, qualquer lugar digno de se deixar um livro que provavelmente será muito útil na vida de quem o encontrar. Podem ser deixados até com o autógrafo do autor.
Mas com a recomendação: leia e passe adiante.Os livros são sempre ótimos companheiros.
Existem muitas maneiras de fazer os livros caminharem.
É um procedimento louvável que deveria ser posto em prática sempre, pois o livro parado não traz cultura, nem sabedoria, nem alegria e nem diversão a ninguém.
E assim, o livro caminhante cumpre sua missão de encantar e promover mudanças.
Esse tipo de iniciativa é muito válida. O pior é quando vemos eles serem descartados no lixo, por preguiça de alguns de levarem até a biblioteca da cidade. Luciana K.
ResponderExcluirProjeto maravilhoso! Os livros precisam levar o conhecimento,a diversão, o encantamento que as palavras constroem na alma, no coração. Quanto mais pessoas desfrutarem de um livro, mais esse livro terá cumprido sua missão.Parabéns pelo projeto.Maria José e a turma do MICA.
ResponderExcluir